sexta-feira, 4 de novembro de 2022

O MAIOR RISCO DE BOLSONARO NOS PRÓXIMOS ANOS: FICAR DESEMPREGADO!

Bolsonaro saiu do 2º turno com mais de 58 milhões de votos. O PL, o seu partido, já disse que vai lhe arranjar um emprego, com um bom salário, para que ele se dedique nos próximos 4 anos a organizar a oposição ao governo Lula e articular a sua volta gloriosa em 2026.

Nada mais lógico este impulso inicial. Qual partido não desejaria manter e consolidar tal patrimônio eleitoral? Afinal, não é ele a voz mais forte dessa corrente conservadora e de direita que emergiu com imensa força representando 49,10% dos votos válidos?


Mas, passado o primeiro impulso, algumas questões começam a surgir com a mesma espontaneidade:
  • Logo se lembram, os mais próximos ao presidente do PL, o Valdemar Costa Neto, que o partido, mais do que uma corrente político-ideológica, é um grande empreendimento empresarial que descobriu o grande negócio político-partidário que tem como premissa estar sempre o mais próximo possível do poder existente, seja ele qual for. E nisso, reconheçamos, são profissionais: o PL saiu das eleições de 2022 como o maior partido nas duas casas: na Câmara, 99 deputados federais; no Senado, 14 senadores;
  • Conhecem bem a Bolsonaro, que já circulou por muitos partidos. O PL é o nono. Teria ele o perfil de ser um quadro partidário e organizador meticuloso de um projeto programático, o que exige muito esforço, paciência e trabalho em equipe junto às várias instâncias de decisão típicas de uma organização partidária com múltiplos interesses regionais espalhada por todo o território nacional? Parece que não!
  • Se há algo que o caracteriza é que ele é um líder ideológico de extrema-direita, nostálgico da ditadura militar e que os seus valores políticos explicitamente auto-declarados o identificam com o fascismo; pessoalmente, já deixou transparecer o seu desejo de governar ditatorialmente e o seu descompromisso com a democracia; cabe, então, perguntar: a maioria dos seus eleitores possui o seu perfil?; ou desejariam mais um “bolsonarismo sem Bolsonaro”, com um líder da direita democrática, como o Tarcisio de Freitas, governador de São Paulo, que estaria mais apto a representar este papel?
  • O conservadorismo, que emergiu com imensa força na sociedade brasileira, desejaria ou buscaria uma liderança como Bolsonaro que, embora tenha surgido como um furacão, ainda assim foi derrotado, mesmo com todos os meios disponíveis para favorecer a reeleição do Presidente? Até a Dilma foi reeleita! Ou, ao contrário, historicamente, anseia e precisa algo diferente?
  • Sendo, ainda, Bolsonaro, sinônimo de obscurantismo civilizacional, negacionismo cientifico, intolerância cultural, religiosa e comportamental e idolatria às armas e à violência? Esta seria a face de uma direita capaz de ter um papel progressista no desenvolvimento da democracia brasileira? Ouso, antecipadamente, responder que não! O debate se impõe e está aberto.
  • Finalmente, Bolsonaro com sua personalidade, próxima à psicopatia, e incapaz de demonstrar empatia com as famílias enlutadas com suas perdas durante a pandemia, conseguirá construir-se como um líder moderno de oposição à Lula? Ouso, também, responder que é pouco provável!
Mais provável é que em menos de dois anos ele perca o emprego que o PL agora está a lhe oferecer. Causará mais confusão do que ganhos para o partido que estará, como sempre, buscando uma convivência com Lula e com o poder de plantão, e de olho nas eleições de 2024 e de 2026. 

Vamos convir, dificilmente o Valdemar deixará que o Bozo atrapalhe os seus negócios, assim como o Bivar já não permitiu no antigo PSL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário