sexta-feira, 9 de junho de 2017

A justiça quebrada

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, hoje, dia 09/06/2017, pela absolvição da chapa Dilma-Temer dos crimes de abuso econômico e político. Votaram pela absolvição os ministros Gilmar Mendes, Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Votaram pela cassação da chapa o ministro Herman Benjamin, relator do processo no TSE, e os ministros Luiz Fux e Rosa Weber.

Além da inequívoca articulação para absolver a chapa Dilma-Temer dos crimes de abuso econômico e político, que se verificou neste julgamento no STE, pode ter ocorrido algo mais grave.


Como uma verdadeira organização, essa articulação atuou para impedir a utilização dos fatos, provas e evidências inequívocos contidos em abundância nos autos do processo; se tivessem sido considerados, a cassação da chapa seria inevitável! Ao impedi-lo, e nega-los, criaram a situação de conforto para pronunciar os seus votos sofísticos.

Quem protegerá a nação, contra essa terrível decisão do STE? Se comprovado que um conjunto de juízes, valendo-se de uma maioria eventual, agiu e votou sem independência e criminosamente, desrespeitando todas as premissas éticas da magistratura, o que se pode fazer para defender a nação?

O que é mais grave, se isso ocorreu, a comprovar portanto, o STE, com essa decisão, desrespeitou a Constituição e o Estado Democrático de Direito e agravou a própria crise levando a justiça a um grau de descrédito sem precedentes! Esta foi a contribuição desse grupo lamentável de quatro juízes liderados por Gilmar Mendes!

_________
Pós-escrito (13/06/17). Capa do Correio Braziliense, do dia 10/06/17. Deixo-a, aqui, como um registro eloquente da irresponsabilidade de Gilmar Mendes, e de seus liderados, no julgamento em que, contrariamente ao sentimento da nação, o TSE absolveu a chapa Dilma-Temer dos crimes de abuso econômico e político, em que pese todas as evidências.


2 comentários:

  1. Justa indignação Carlos Torres, mas é bom lembrar que o Judiciário tem tomado muitas decisões vergonhosas como esta nas ultimas décadas! Algumas com estes mesmos juízes Gilmar, Napoleao, etc. A diferença agora é que este tipo de decisão causa revolta e indignação, onde antes tínhamos alheamento e resignação. Visto assim, parece que melhoramos. (espero)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, caro Amauri. Como esperançosos e democratas de luta, percebemos que jamais a opinião pública esteve tão informada, e tão indignada, com esses comportamentos que degradam nossas instituições!

      Excluir