sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Mapa dos sistemas eleitorais do mundo

Abaixo, dois úteis infográficos sobre os sistemas eleitorais produzidos pelo departamento de infográficos da Globo (https://oglobo.globo.com/infograficos/). Apresento-os aqui como subsídios e referência aos que estão debruçados sobre o esforço de entender as nuances de nosso sistema político. Naturalmente, espera-se que sua utilização por cada um não deixe de observar que esses trabalhos são de um veículo de opinião; portanto, não se deve esperar o rigor de um departamento oficial de estatística. Mas serve - e é como eu os utilizo - como uma valiosa fonte de informação.


(1) O Mapa dos sistemas eleitorais do mundo é um gráfico interativo para ser consultado on-line (http://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/mapa-dos-sistemas-eleitorais-no-mundo.html). Abaixo, é apresentada a sua imagem, que, por si só, já tem importância descritiva no exame das cores.



(2) O infográfico Como funcionam os sistemas eleitorais (https://oglobo.globo.com/brasil/infografico-veja-como-funcionam-os-sistemas-eleitorais-21690671), não interativo, é útil para acompanhar as discussões que se dão no presente momento sobre a Reforma do Sistema Político.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário