terça-feira, 8 de agosto de 2017

A reforma política do Vicente Cândido (PT/SP)

Vejam o nome que criaram: "Fundo de Financiamento da Democracia". Uma bagatela de R$3,6 bilhões que se adiciona ao já existente "Fundo Partidário", para financiar as campanhas eleitorais. Este é apenas um dos aspectos da reforma política proposta pelo seu relator, o deputado Vicente Cândido (PT/SP) (*).

Defendo que esse fundo não seja criado, e que não saia dos cofres públicos nem sequer R$1,00 a mais com essa finalidade! Os políticos brasileiros, todos o sabemos, já são exorbitantemente caros para o país!


O seu relatório será votado na Comissão Especial da Reforma Política na quarta-feira 09/08/17. Toda a sua tramitação, e elaboração, cuidadosamente, tem se dado com a cautela de não torná-lo um tema de ampla discussão com a sociedade!

O seu objetivo não é formular uma alternativa ao já superado sistema politico-partidário-eleitoral, que é um dos principais responsáveis pelo bloqueio do desenvolvimento da democracia brasileira.

O atual, é responsável pela baixa qualidade da representação parlamentar, em todos níveis, federal estadual e municipal, onde os eleitos são fundamentalmente os que têm acesso a recursos ilícitos de caixa dois, sustentados pela corrupção e pela dilapidação dos recursos públicos gerados pelos pagadores de impostos.

O que se intenta, elaborado por esses mesmos parlamentares, entretanto, não tem por objetivo aperfeiçoa-lo, mas de salvá-los nas próximas eleições de 2018. Em particular, proteger aos donos de partidos e seus caciques, para permitir a sua reeleição e impedir a renovação parlamentar necessária!

É necessário que os democratas, já cansados da longa crise, não julguem essa questão como de menor importância! Nem menos, que se abandonem em um pessimismo de que nada se possa fazer para que uma reforma melhor possa ser alcançada!

É hora de luta e de mobilização!


___________

Quem é Vicente Cândido?

(1) Wikipedia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário