domingo, 2 de julho de 2017

Reforma política já!

Qual o prejuízo, para a nossa democracia, da decisão do ministro Marco Aurélio de permitir que Aécio Neves retome às suas atividades de senador?

O prejuízo simbólico. Talvez somente os índios não contactados não tenham tomado conhecimento das gravações de seus vergonhosos diálogos com Joesley Batista, onde coloca no negócio sujo até o apartamento da mamãe. Definitivamente, essa decisão política não traz credibilidade à justiça!

Tragicamente, entretanto, é preciso que se diga, o nosso parlamento, que aberto simboliza a própria democracia, não ficará pior. Aécio já estava lá, junto com dezenas de outros, principalmente dos maiores partidos, que não tiveram a infelicidade de serem gravados ou filmados. Portanto, o nosso parlamento, não ficará melhor, nem pior!


Este é o drama da política brasileira! Esta, essencialmente, é a nossa crise, mais importante do que as econômica e social, pois é a sua raiz e a sua causa!

Enquanto isso, enquanto desviamos os nossos olhos para o que mais se agita diante deles, se Temer vai ou não cair - o que domina a cena -, na calada da noite esses mesmos responsáveis pela crise tramam aumentar os recursos públicos para financiar esses mesmos partidos e parlamentares; claro, em primeiro lugar aos seus caciques. Um exemplo? Nas Alagoas Renan Calheiros será um dos seus principais beneficiários! Alguém tem dúvida?

Caros amigos e cidadãos, se não houver uma imediata reforma democrática do sistema político-eleitoral os mesmos voltarão em 2018! Queremos isso?

Um comentário:

  1. Os fundamentos da política, muito menos da "política", estão anacrônicos. Quando instadas, as sociedades, pessoalmente se encontravam e estabeleciam as tratativas. Era, isto, possível, quando de, até, milhares, mas, impossível nos milhões. A alternativa da reforma política é voltar ao que funcionava: dividir para entender e controlar (o sistema previdenciário e de saúde brasileiros funcionava quando pulverizado. Foi destruído quando centralizado.). Voto distrital puro, não misto. O eleito num distrito, por auditado, terá a capacidade de representar os destritsis, como, também, os anseios do todo.

    ResponderExcluir