sábado, 30 de janeiro de 2016

O PT tem futuro sem Lula?

Muitos, no PT, já se perguntaram se o partido sequer teria existido se não tivesse podido contar com Lula em suas fileiras.


Uma pergunta de difícil ou impossível resposta nas ciências sociais. Agora se fazem uma pergunta mais concreta: qual será o futuro do PT se Lula não puder candidatar-se em 2018. Uma pergunta desesperante!

2 comentários:

  1. O PT abriu mão de uma sólida organização popular em prol do caciquismo e, mais do que isso, de se tornar um partido com CHEFE. Tudo flui para Lula e tudo emana de Lula.

    Sem o capo de tutti capi, o partido vai aprofundar sua erosão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, dramaticamente, sem alternativa à Lula para uma disputa competitiva em 2018. Mesmo que Lula concorra, o seu desgaste pessoal, e o do próprio PT, já fazem que o partido tema Por seus resultados eleitorais! Mas, penso, o maior problema do PT não são as suas perspectivas eleitorais; é, sobretudo, a mais grave onda de desencanto de sua própria militância desde sua fundação, que, na linha lógica intuída acima, coincide com o próprio desencanto com Lula. Por isso, surge, como corolário, uma nova pergunta: sem Lula o PT continuará existindo?

      Excluir