quinta-feira, 25 de maio de 2017

Quando (surpreendentemente) a tática black bloc ajudou a democracia

Pequeno comentário sobre a revolucionária "tática" black bloc. Eles surgiram como manifestantes anti-capitalistas e estão em várias partes do mundo. Frequentemente declaram inspirar-se nas doutrinas anarquistas.


Pregam uma ação direta contra os símbolos do capitalismo; por isso depredam o patrimônio mais visível das empresas (vitrines, instalações de banco, etc.), que são os seus principais alvos. Mas atacam, também, as instalações e o patrimônio do Estado, considerado por eles o aparato de poder da classe dominante.

Na ação, preferem vestir-se de preto e usam capuzes. Mas esperam que, com sua audácia e determinação, outros jovens circunstancialmente presentes sejam influenciados e adiram para causar uma explosão popular que seja incontrolável pelo aparato de repressão.

Mas existem problemas em sua tática:
  1. eles causam indignação na maioria democrática da população que não concorda com a depredação do patrimônio privado ou público;
  2. eles são indistinguíveis, na ação, de qualquer outro grupo, com intenções totalmente contrárias às suas, que também esteja participando, encapuçados, das depredações.
Resultado, por serem indistinguíveis na ação, podemos considerar a possibilidade de que em uma mesma manifestação estejam presentes "black blocs" de diversos tipos: de direita, de esquerda, infiltrados, radicalizados, vândalos, saqueadores, bandidos, etc.

Exatamente, por isso, ontem, 24/05/17, todos os tipos de "black blocs" presentes na Explanada dos Ministérios em Brasília produziram uma consequência extraordinária para a democracia brasileira! Contrariamente às suas intenções, uniram a consciência democrática, indignada com o quebra-quebra, em torno da busca de soluções absolutamente constitucionais para superar a grave crise institucional.

E os que foram às manifestações pacificamente para protestar foram derrotados e ficaram isolados politicamente, inclusive as centrais sindicais, pois indiretamente foram responsáveis pelo inadmissível caos que se criou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário