domingo, 20 de dezembro de 2015

O protagonismo da justiça - 1

Nelson Luiz de Oliveira
20 de dezembro de 2015 ·

Brasileiro do ano

Sérgio Moro, a figura mais importante de 2015 no país, liderou um grupo de procuradores e policiais que pôs na cadeia mega empresários e políticos do primeiro escalão, além de obrigar altas figuras do Estado, inclusive presidentes e ex-presidente de poderes, a deporem em inquéritos.

Com ele, e ao desafiarmos o tabu da impunidade nacional, demos mais um passo em direção a uma sociedade que viva de forma democrática e dentro do respeito às leis.

Moro e os demais que atuaram nessa quadra poderiam ter seus nomes inscritos em qualquer livro de heróis da pátria (ou da mátria). Estão indicando um novo padrão moral para o trato dos negócios do Estado capaz de transbordar para outras áreas, incluindo o nosso comportamento no cotidiano das cidades e do campo.

Não sei se poderíamos falar em sacrifício, já que esse juíz parece ter sido talhado para o papel que está desempenhando, mas suas atitudes o 'condenaram' a uma vida de virtude máxima. Seja lá como for, teremos de ser eternamente gratos a ele por nos tornar mais civilizados.

2 comentários:

  1. Grato pela publicação, Carlos Alberto. Espero estar contribuindo para essa discussão de um novo Brasil. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida caro Nelson, o seu texto claro e de grande sensibilidade, prestou um justo reconhecimento e homenagem a esse brasileiro que a história e as circunstâncias reservou um importante papel para o aperfeiçoamento da democracia brasileira!

      Excluir