sábado, 10 de fevereiro de 2024

O golpe que Bolsonaro quis dar, e tentou dar, mas que não teve apoio das F.A. para dar (*)

Desde cedo pairou uma dúvida legítima sobre se as Forças Armadas estariam engajadas, enquanto instituições, no golpe de Estado que sabidamente Bolsonaro queria dar.


Mesmo após o 8/01/23, frustrado o golpe, perdurou esta dúvida devido ao claro envolvimento dos generais palacianos que o cercavam. Mas estes, em que pese toda a influência que usaram no projeto do golpe, não conseguiram envolver a cadeia de comando das Forças Armadas. 

A divulgação do vídeo da reunião ministerial de 5/07/22, portanto de meses antes das eleições, demonstra com imagens, audio e cores o envolvimento desses generais puxa-sacos e carreiristas seguidores do tenente-presidente tresloucado, que no passado já tinha sido expulso das Forças Armadas.

No dia 17/01/23, dias após a tentativa desesperada e brancaleônica do golpe do dia 8 de janeiro, manifestei a minha opinião por meio do artigo “O golpe que Bolsonaro quis dar, e tentou dar, mas que não teve apoio das F.A. para dar” (**). A análise apresentada, que se deu em cima dos acontecimentos, está sendo corroborada pelos fatos que as investigações estão trazendo à luz.

_____
(*) Retomada do artigo de 17/01/23 à luz dos fatos novos trazidos pela investigação da tentativa de golpe de 8/01/23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário