sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Moro, uma referência moral

Fiz duas pequenas postagens em minha linha do tempo no Facebook relativas à ida do Juiz Sergio Moro para Ministro da Justiça de Bolsonaro:

  • A primeira, no dia 30 de outubro de 2018.

" Sou contra que o juiz Sergio Moro vá para o Ministério da Justiça.

Prefiro que ele continue como o mais importante e eficaz juiz de primeira instância da justiça brasileira!

Seria um erro Bolsonaro fazer e Moro aceitar este convite!"  

  • A segunda, no dia 2 de novembro de 2018, após a sua aceitação.

" Torço por Moro, porque torço pelo Brasil! Agora que a decisão está tomada, só resta esperar que dê certo!

O meu maior temor é que essas personalidades difíceis - as de Bolsonaro e Moro - não se entendam! E se isso tiver que acontecer, não levará muito tempo.

Moro irá para um outro ambiente, o das intrigas da corte, com muitos interessados, de dentro e de fora, para tentar fazer com que se desentendam!

Como um superministro, a ciumeira e as intrigas começarão imediatamente!

Se isso acontecer, e se Moro for atropelado, ele será exonerado e desmoralizado! Perderá ele, a Lava-Jato e o Brasil."

_______

Pós escrito (em 26/09/2020)

Todos se lembram que Moro, foi convidado para ser ministro da Justiça e da Segurança Pública após a proclamação da vitória de Bolsonaro no 2º turno (*). Este convite recebeu grande apoio da opinião pública, pois os brasileiros entenderam este gesto como um compromisso do presidente em apoiar o aperfeiçoamento das instituições jurídicas para combater com mais eficiência a corrupção e o crime organizado. Moro acreditou nisso e assumiu o risco de deixar uma carreira bem sucedida de mais de 20 anos como juiz. A Lava-Jato, conduzida por servidores públicos abnegados, competentes e corajosos, PFs, Procuradores e outros Juízes, tornara-se a operação anticorrupção mais bem sucedida da história do Brasil. Pela primeira vez foram condenados e presos alguns dos políticos e empresários mais poderosos do país envolvidos com crimes de colarinho branco.

Mas quem diria, Bolsonaro o traiu e tornou-se o maior inimigo da Lava-Jato!

As circunstâncias do pedido de demissão de Moro foram acompanhadas por todo o Brasil. A razão não foram as "intrigas da corte", que não deixaram de existir; quanto a estas, até, Moro, com o seu temperamento equilibrado, mostrou saber contornar.

A razão principal foi que Bolsonaro decidiu intervir na Superintendência da Policia Federal do Rio de Janeiro para proteger o seu filho, senador Flávio Bolsonaro. Moro não concordou com essa interferência não republicana, pois uma das premissas do sucesso institucional na luta contra a corrupção, deposita-se, exatamente, no respeito à autonomia investigativa da PF. Mas Bolsonaro não pretendia apenas substituir o Superintendente, pretendia substituir, também, o Diretor Geral da PF. E, óbvio, não pretendeu fazê-lo em comum acordo com o seu ministro. 

A situação ficou insustentável. A reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020, cujo vídeo foi divulgado por determinação do ministro Celso de Melo do STF, demonstrou claramente isto. Moro pediu demissão logo após, quando, por telefone, foi informado pelo Presidente que decidira nomear o policial Ramagem como novo Diretor Geral da PF sem consulta-lo. Com esse gesto impediu essa nomeação, e tornou transparente, para toda a nação, a intenção totalitária de Bolsonaro de transformar a Policia Federal em polícia política a serviço dos seus interesses particulares. Conseguirá? Não, se a PF, enquanto instituição, e se os democratas, que são a maioria dos brasileiros, souberem resistir!

Bolsonaro, com isso, mostrou o seu desespero e a sua incompatibilidade com o cargo, sobretudo ao constatar as investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro, e da própria Polícia Federal do Rio de Janeiro, devassando o comportamento criminoso do seu filho; e porque o que foi surgindo mostrou não apenas as "rachadinhas" na ALERJ, quando foi deputado estadual, mas as suas íntimas relações com os milicianos abrigados em seu gabinete parlamentar. E esta relação, todos sabem, foi iniciada e cultuada pelo chefe do clã. Existe vasta documentação sobre isto!

Moro, ao pedir demissão, em uma situação já insustentável, produziu o maior libelo público contra Bolsonaro, que terá que prestar depoimento à Polícia Federal, e cujo comportamento passou a ser o de quem teme e foge da justiça.

Em contrapartida, Moro, com sua integridade se transformou em referência moral para a nação! Já o era antes de ser ministro, porque liderou a maior operação anticorrupção da história do país; e, sobretudo, porque, após ser ministro,  mostrou que não se vende e teve a coragem de colocar o guizo no pescoço do gato!

_______

(*) Moro foi convidado por Bolsonaro para compor o ministério após a proclamação de sua vitória no 2º turno. Devido à sua compostura de juiz, Moro não fez qualquer declaração de apoio a qualquer candidato nos 1º e 2º turnos da eleição presidencial, e até hoje não se sabe em quem votou. Existe até mesmo um fato periférico, relatado pelo próprio Bolsonaro (entre magoado e arrogante), de que, tendo encontrado ocasionalmente com Moro, durante a campanha eleitoral, em um aeroporto, dirigiu-se a ele e este o tratou com frieza e indiferença.

De fato Bolsonaro foi o principal beneficiário em 2018 do clamor público favorável à Lava-Jato. Os principais partidos, o PT, o PMDB, o PSDB, o DEM, os partidos do Centrão, etc., porque tiveram algumas de suas principais lideranças pegas com a boca na butija, passaram a temer e combater a Lava-Jato. Bolsonaro, por não ter sido dúbio ao apoiá-la durante a campanha eleitoral, recebeu, em votos, os dividendos por ter tido esse posicionamento claro.

A Lava-Jato não foi um conluio ou uma conspiração para condenar Lula e tirá-lo da disputa; mas foi um clamor público (vide 2013) de milhões de brasileiros, como ainda o é hoje.  Todos sabem que a corrupção e a impunidade prejudicam imensamente ao país. Até na pandemia os criminosos têm a audácia de desviar recursos da saúde. Os fatos que vieram à luz com o chamado “Petrolão”, após o mensalão, exigiram uma resposta rápida e imediata da sociedade e da justiça, em tempo de expurga-los do processo eleitoral. Não perdoam a Moro, porque pela primeira vez um “juizeco” de 1º grau teve a coragem de cumprir o seu dever.

A bandeira do combate à corrupção e para acabar com a impunidade, ao contrário de ser um estratagema da direita, tem um caráter democrático; é, portanto, um valor fundamental, que permanece tão atual hoje como em 2018,  assim como permanecerá em 2022.

Por isso, os desdobramentos descritos neste post mostram que os democratas não podem deixar que essa bandeira permaneça  demagogicamente nas mãos de Bolsonaro ou seja recuperada por ele, o que certamente tentará.

É de se prever que, embora tenha sido desmascarado, tentará retoma-la com ações meramente “espetaculosas”, inconsequentes e sem desdobramentos judiciais, que terão por objetivo apenas, e com a mesma demagogia, recuperar os votos de milhões de eleitores que passaram à oposição, porque perderam a confiança nele com a saída de Moro.

4 comentários: