sábado, 9 de abril de 2016

Onde estão os golpistas? (*)

A esquerda, sempre fora do poder, não tivera a oportunidade de ser corrupta. Quando teve essa oportunidade "se lambuzou", inclusive com criatividade, transformando a corrupção em estratégia para financiar seu projeto de poder.


Isso não pode ser dito, não é? Mas, é um fato, e é necessário dize-lo, embora me desagrade reconhecê-lo.

A direita sempre foi corrupta, e muito corrupta. Os auto-proclamados liberais são, historicamente, os pais da corrupção e do patrimonialismo no Brasil, exatamente porque quase sempre governaram o país no período republicano.

Mas, se continuarmos a ver as apurações contra a corrupção, que atingem principalmente o PT, o partido efetivamente no poder nos últimos 13 anos, como uma artimanha da direita, estaremos errando tragicamente, e entregando à direita o monopólio dessa bandeira.

Quero dizer, a luta contra a corrupção é uma bandeira da democracia! E é preciso que se diga: existe uma direita golpista, sim; mas, também, uma direita democrática, contra a corrupção e não golpista; bem como, existe uma esquerda autoritária, corrupta e golpista!

E nós, da esquerda democrática, com uma cultura política diferenciada, que empenhamos nossas vidas para a conquista do Estado Democrático de Direito, não podemos nos deixar confundir.

Em síntese, o ativismo da justiça na luta contra a impunidade dos crimes de colarinho branco, doa a quem doer, é uma demanda da democracia, e não da direita! E, muito menos, apenas da esquerda!

Muito barulho esse ativismo da justiça, com a Lava-Jato, tem causado, não é? Biografias, como a de Lula, e mesmo a de FHC, e de outros ícones políticos, estão sendo expostas; mas, este é o preço a pagar, se queremos transformar essa crise em oportunidade para acabar com a impunidade dos crimes de colarinho branco e promover as reformas político-eleitorais capazes de modelar uma nova representação política que não seja fundamentada na corrupção.

Comecemos acabando com a hipocrisia e superficialidade existente neste debate: agora, Lula é de esquerda e FHC é de direita, não é? Não te parece existir algo de errado? Enquanto isso, Fernando Henrique Cardoso nunca deixou de auto-proclamar-se um social-democrata, e Lula, recentemente, somente não decepcionou a alguns de seus apoiadores mais cínicos, ao auto definir-se como um liberal!

Não percamos a oportunidade histórica que se nos oferece! Precisamos ir muito além do impeachment, para promover as reformas institucionais que aperfeiçoem a democracia, que acabem com a impunidade, e que nos permitam eleger cidadãos que estejam a serviço do bem comum!

_______
(*) Editado em 13/04/2016.

Um comentário:

  1. Bastante lúcido o seu comentário e é isso que deveria estar acontecendo, mas não está. O que temos, na verdade é um processo de impeachment sem provas claras, conduzido por um corrupto chamado Eduardo Cunha, com o apoio de um traíra calhorda chamado Temer. Enquanto isso a opinião pública é envenenada com as informações destorcidas de um processo de investigação viciado e parcial, capitaneado por um juiz comprado chamado Moro. O que vc chama "combate à corrupção" é, infelizmente ela própria, com mais força do que nunca...

    ResponderExcluir