terça-feira, 7 de setembro de 2021

As Forças Armadas disseram não ao golpe!

Este dia 7/09/21 teve uma importância fundamental para o que virá, a seguir, no processo político brasileiro. Ele marca um claro posicionamento das Forças Armadas em favor da democracia e a debacle da chance de Bolsonaro de disputar com sucesso a sua reeleição.

Como assim, se as Forças Armadas não levaram um soldado para as ruas, e se Bolsonaro levou dezenas de milhares de pessoas para os seus “comícios”? Este texto tenta mostrar o que às vezes não se apresenta evidente diante de nossos olhos.

Temos que reconhecer: ainda ontem eram consideradas com preocupação por todos os democratas as ameaças de Bolsonaro ao STF, até de fechá-lo, como os seus seguidores radicais propõem às claras.

Quem, em sã responsabilidade, não as levaria a sério se a origem dessas ameaças é o próprio presidente? Ontem mesmo, dia 6/09, à noite, grupos radicais forçaram, com caminhões pesados e carros, a entrada no trecho do Eixo Monumental interditado pela polícia militar. Ele inclui a Praça dos Três Poderes onde está o prédio do STF. E gritavam: “…e nós vamos invadir o STF amanhã!”. E todos viram, nos vídeos, que o dispositivo policial não teria condições para contê-los se tivessem recebido o comando de ir à frente (*).

O que os teria parado? O medo? Mas isto não seria esperável desses “operacionais” treinados e dispostos a tudo! Mais provável é que receberam ordem de parar! Ou seja, o medo, se houve, esteve um pouco acima na sua cadeia de comando!

Por que pararam? Porque quem os comandava temeu as consequências, pois não poderiam prosseguir sem o apoio das Forças Armadas a esses atos de terrorismo! E no vértice desta cadeia, não é difícil adivinhar, está o presidente da república.

A consequência inevitável para o capitão, já crescentemente isolado política e socialmente, seria o impeachment. E Mourão está preparado para assumir!

Este dia 7/09 foi um ponto sem volta. Pois, o que se viu - e ficou claro para todos - é que o capitão não blefa apenas com os democratas, ameaçando-os com golpes de estado! Blefa, também, com os seus apoiadores pois passou a ser evidente que não possui a força que alega ter para governar autoritariamente desconhecendo os demais poderes da república. Ou seja, as Forças Armadas não o apoiarão com medidas de força para “enquadrar” o STF ou o poder legislativo. E, definitivamente, não darão um golpe para que o capitão tresloucado possa governar ditatorialmente.

Claro, voltam pra casa frustrados, não apenas os seus “operacionais” que estavam dispostos a tudo, mas, também, a maioria dos que vieram de longe a chamado do seu capitão, para “resolver” e travar uma batalha final na Esplanada dos Ministérios no dia simbólico e épico da independência!


Voltam para casa com um sabor de derrota e tendo que examinar a hipótese de que o capitão apenas os usou como massa de manobra, para promover um comício eleitoral. Pois foi o que aconteceu. Talvez, como consolação, possam dizer que essa cara mobilização e logística não expontânea conseguiu reunir dezenas de milhares de apoiadores. E isto, de fato, não é pouco. Mas com que Bolsonaro os brindou? Com as quase mesmas diatribes contra o STF em um rápido discurso! Convenhamos, se era só pra isso não precisariam ter vindo de tão longe! Se pelo menos tivesse tido, também, um show musical teria sido melhor, não é?

Hoje foi um dia especial, um ponto de virada! Que não reste dúvidas, para todos, oposição ou apoiadores de Bolsonaro, de que lado estão as Forças Armadas. Estão com a democracia, com o Estado Democrático de Direito, com a lei e com a ordem.


______
(*) https://twitter.com/i/events/1435213841307033605?s=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário