sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Pelé, o Rei

Não podemos negá-lo, temos orgulho de sermos a pátria do Rei Pelé! Um brasileiro vindo de família pobre, preto, mas sem dúvida o mais admirado e conhecido em todo o mundo por seu mérito e genialidade como jogador de futebol. Os seus feitos esportivos são tão extraordinários que o seu nome virou adjetivo para expressar as melhores qualidades e a própria excelência em qualquer atividade humana.


Eu, 77 anos, tive o privilégio de assistir a todas as copas de que participou. Primeiro, no rádio, como em 1958 (na Suécia) e 1962 (Chile), quando pela primeira e única vez uma seleção foi bicampeã em duas copas sucessivas, e a de 1966 (Inglaterra). Depois, a última de que participou, a primeira com cobertura de TV, em 1970, no México, quando o Brasil consagrou-se tricampeão. Estava instaurada uma hegemonia futebolística que levou o Brasil ao pentacampeonato em 2002 (Coreia do Sul e Japão), depois de conquistar o tetracampeonato na copa de 1994 (EUA).

Foi um tempo em que uma seleção que entrasse em campo contra o Brasil sentia, simultaneamente, o orgulho dessa oportunidade, e o sabor amargo de que eram poucas as chances de que saísse vitorioso! Pois, se é verdade que no futebol, como em todo jogo,  reina a incerteza, a seleção brasileira acabara de impor um novo componente objetivo e subjetivo de racionalidade determinística: a sua indiscutível superioridade técnica.

Pelé foi o único jogador de futebol, em campo, a conquistar a taça de campeão do mundo por três vezes. 


Para o nosso orgulho, foi, também, um outro brasileiro, o Zagallo, um ícone de nossa história futebolística, o único a conquistar essa honra por três vezes. Duas como jogador, em 1958 e 1962, e uma terceira como treinador, em 1970, no México. 

Fato importante a ser registrado em nossa historiografia político-futebolística, entretanto, é que Zagallo entrou como treinador de última hora, em substituição a João Saldanha, quando a seleção já estava convocada e treinando. Isto não retira o mérito de Zagallo; mas não pode passar em branco, pois a CBF foi obrigada a substituir a João Saldanha, ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), por uma imposição do então ditador militar de plantão, o General Emilio Garrastazu Médici.

Mas a melhor forma de homenagear ao Rei Pelé é passar a palavra para quem o conhece bem: o Dr. Tostão, campeão do mundo, um outro gênio da bola, e seu súdito como todos nós.


“Antes de a bola chegar, pelo olhar, Pelé já me dizia o que pretendia fazer”

TOSTÃO 

Quando quero me sentir orgulhoso e importante, falo que joguei com Pelé. A primeira vez que o vi em campo, pelo Santos, foi no estádio Independência, em Belo Horizonte, antes da Copa de 1958. Ele devia ter 17 anos, e eu, dez. Fiquei encantado com suas tabelas com Coutinho.


Em 1966, na Copa do Mundo da Inglaterra, eu fui o reserva dele. No dia da apresentação, em Lambari, no sul de Minas, o encontrei pela primeira vez fora dos gramados. Ele me recebeu com alegria e com um largo sorriso. O Cruzeiro fez um jogo-treino contra a Seleção, em Caxambu, e eu atuei pela Seleção, no lugar de Pelé, que não entrou na partida. Depois do jogo, meu pai, que estava presente, me pediu para conhecer o Rei. Pelé conversou e brincou com ele. Meu pai, emocionado, chorou, como um súdito apaixonado pela realeza.

Pelé estava sempre alegre, sorridente. Atendia a todos com gentileza. Na época, não havia a distância que há hoje entre os grandes craques, a imprensa e o público. Pelé me passava a impressão que o gênio e o ser humano eram um só. Não parecia ter o conflito frequente que há nas celebridades, entre o ser humano e a personagem, o criador e a criatura.

Pelé foi o melhor de todos os tempos porque tinha, no mais alto nível, todas as qualidades de um supercraque. Depois, como analista, procurei em minhas lembranças alguma deficiência de Pelé e não encontrei. O que mais eu estranhava é que Pelé tinha uma condição física magistral, uma velocidade e uma impulsão maior que todos os outros, mesmo sendo um menino pobre, que nunca frequentou uma boa academia, que nunca teve acesso à moderna tecnologia nutricional e que treinou pouquíssimo, porque, desde muito jovem, jogava pelo Santos três vezes por semana, pelo Brasil e pelo mundo.

Emocionalmente, Pelé era também muito forte, consciente de que era superior a todos e que dependia do conjunto para brilhar. Quando o jogo estava difícil e ele era muito bem marcado, ficava inquieto, possesso. Às vezes, ia jogar de centroavante, entre os zagueiros. Pedia a bola e, com velocidade e força física, tirava os zagueiros da jogada para finalizar e fazer o gol.

Antes da Copa de 1970, falava-se muito que ele estava decadente, mais lento e e que não tinha a mesma regularidade de antes. Pelé se preparou muito para o Mundial, para encerrar a carreira como o maior de todos os tempos

Logo que comecei a jogar ao lado dele, percebi que, antes de a bola chegar, ele ficava agitado e me olhava com os olhos salientes, como se dissesse o que pretendia. Eu tentava acompanhá-lo, pelos movimentos do corpo. É a comunicação analógica. Se eu tivesse jogado no Santos ou ele no Cruzeiro, faríamos uma dupla muito melhor. Além disso, na época, a Seleção atuava muito menos que hoje.

É impressionante como Pelé, mesmo tendo encerrado a carreira há 50 anos, manteve o prestígio mundial de um Rei. Continuou a ser uma estrela, um garoto-propaganda, uma celebridade em todo o mundo. Depois que morrerem todas as pessoas que viram Pelé jogar ao vivo, no gramado e pela televisão, como Pelé será visto pelas novas e futuras gerações?

Os reis também morrem. É a finitude da vida, a única certeza absoluta. Já estou com saudade de Pelé, de vê-lo nos gramados, na concentração, com seu jeito alegre e simples de ser Rei. Parafraseando João Guimarães Rosa, Pelé não morreu, ficou encantado.”

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Tebet ministra do Planejamento

Tebet decidiu aceitar a pasta de Planejamento.

Todos os que votamos e acreditamos nela lhe desejamos sucesso porque lhe queremos bem e torcemos pelo Brasil.


Mas, ao tomar essa decisão assume o compromisso tácito de não ser candidata a Presidente em 2026. A razão é simples: por um lado, Lula tem o direito constitucional à reeleição; e, caso não o queira, dificilmente o PT abrirá mão de lançar candidato próprio, como, p.ex., Fernando Haddad ou Wellington Dias.

Registro, entretanto, que este é o delineamento mais provável. A política gosta de nos pregar surpresas, e, claro, ainda manterei a esperança de que o Brasil moderno, que anseia por nascer, tenha em Simone uma de suas principais protagonistas.
_____

Por que julgo mais provável que Simone não vá ser candidata em 2026?

1. Porque a ida para o ministério corresponde a um empenho pelo sucesso do governo Lula; não cabe a hipótese de ela ser uma estranha no ninho e o de percorrer um caminho autônomo que lhe permita, ao mesmo tempo, participar do governo e apresentar-se como candidata a Presidente em oposição ao candidato que, CERTAMENTE, o PT apresentará;

2. As diferenças de opinião terão que ser arbitradas e resolvidas harmoniosa e organicamente, particularmente as com Haddad, que é o ministro forte; caso contrário ela será fritada sem dó nem piedade;

3. Simone não é “Maria vai com as outras”; aí está um potencial de conflito; tudo irá depender de se Lula a apoiará e de se o MDB a bancará;

4. Estão errados, com todo o respeito, os que pensem que será fácil para ela romper, mais adiante, para sair candidata; isso somente seria possível se ela sair do governo, ao mesmo tempo, como vencedora de um debate público e como injustiçada e perseguida; isso poderá acontecer, mas julgo pouco provável; se houver conflito insanável, o mais provável é que ela seja expelida em meio a um processo de fritura para marca-la como incompetente ou traidora; já conhecemos este filme.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

A ENCRUZILHADA DE SIMONE TEBET

Se Simone Tebet está decidida a ser candidata a Presidente em 2026 não deve assumir um ministério; caso contrário, deve aceitar o convite de Lula.

A razão é simples: ao aceitar o convite para participar do governo lhe pesará o compromisso tácito de participar de um projeto em que o PT não abrirá mão de indicar o sucessor de Lula. Em primeiro lugar, porque o próprio Lula tem direito à reeleição; em segundo, porque se Lula não concorrer o PT já tem os seus candidatos preferenciais, como, p.ex., o Fernando Haddad ou o Wellington Dias. E não se pode atribuir à Simone ingenuidade quanto a isto.


Diriam: - “mas é muito cedo para afirmar isso!”. De fato esta questão não está no prelo dos debates públicos, mas está na lógica de como opera na realidade o poder político! E de como opera o PT.

Lembremo-nos de que Ciro, que fora candidato a presidente em 1998 e 2002, porque aceitou ser ministro de Lula no seu primeiro governo, não pôde ser candidato em 1996, em 2000 e em 2014. E somente sentiu-se descompromissado para voltar a sê-lo em 2018 e 2022.

Decididamente, esta é uma difícil decisão para Simone, que ficará sem mandato até 2026, pois terminou os seus oito anos como senadora. Conservadoramente, diante disso, muitos a aconselhariam a ir para o governo e fazer um excelente trabalho para aumentar ainda mais o seu grau de conhecimento pela população e servir ao país após o desastre bolsonarista.

Se ela aceitar compor o governo deve descartar liminarmente o Ministério do Planejamento, que ela tanto defendeu em sua campanha. Ela tinha razão nisso, pois o país precisa de uma visão estratégica do seu desenvolvimento; mas, neste cargo, sem poder operativo, apenas normativo, ela ficará reduzida, sem visibilidade, às prateleiras e gavetas em que, por tradição, vão parar os planos necessários.

Lhe restaria a alternativa de um ministério como o do Meio Ambiente, que terá imensa importância, desde que se sinta em condições de fazer uma parceria com Marina devido à indiscutível legitimidade desta na defesa das causas ambientais.

Mas as coisas para Simone não serão realmente fáceis se persistir, com a dignidade que a caracteriza, em seu projeto de candidatar-se a presidente em 2026. Simplesmente, terá que nos próximos quatro anos construir sua candidatura, embora sem mandato e com a resistência de alguns dos principais caciques do seu partido, o MDB. Tudo é possível, embora difícil.

Se escolher a candidatura, teremos um fato novo. Será a mulher corajosa e preparada que, sem medo das dificuldades, saiu, em 2022, apresentando uma candidatura moderna do campo democrático. Todos sabem que sua presença no 2º turno das eleições garantiu a Lula os votos de que precisou para eleger-se, e, com isso, ajudou a afastar os perigosos riscos de retrocesso democrático ligados à reeleição de Bolsonaro. Muitos se prontificariam a apoiá-la, pois o Brasil precisa disso.

Claro, respeitaremos qualquer que seja a sua decisão, que deverá sair a qualquer instante!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

QUAL PROJETO DA DEMOCRACIA PREPONDERARÁ? O DA ESQUERDA, O DO CENTRO, OU O DA DIREITA?

A questão colocada na ilustração abaixo parece ser um problema apenas da direita.


Mas esta é uma questão de interesse de todos os democratas, sintam-se eles de esquerda, de centro ou de direita. 

É importante abrir esta discussão, pois tudo o que se pode dizer do resultado das eleições presidenciais é que a vitória de Lula foi a vitória do desejo majoritário dos brasileiros de viver em uma democracia.

Mas milhões de democratas não votaram em Lula. Simplesmente, votaram também em Bolsonaro, nulo ou branco; ou se abstiveram. Pode-se dizer que milhões desses eleitores sejam conservadores ou de direita; mas são democratas, porque não apoiam ditaduras e têm apreço por viver em um Estado Democrático de Direito.

Quem derrotou Bolsonaro não foi o lulopetismo; ele foi derrotado por si mesmo. Em síntese, as suas ações, posicionamentos, declarações e ameaças, denotando até mesmo a intenção de não aceitar um resultado desfavorável das urnas (*), sob a alegação prévia de que seriam fraudadas, levaram a que muitos democratas críticos ao próprio lulopetismo votassem em Lula.

Imagine, simplesmente, que ele tivesse colocado uma tarja preta na lapela demonstrando verdadeira empatia com a dor das famílias vitimadas pela COVID. Mas não, a par do seu descompromisso com a democracia, pelo seu negacionismo, reacionarismo e terror ao conhecimento, à ciência e à cultura conseguiu ser o primeiro presidente a não ser reeleito! 

Para arrematar, resolveu colocar-se contra o mundo e tornou-se o maior pária global da causa ambiental.

Conseguiu o feito de, ao final do seu mandato, nem sequer receber o apoio dos militares, ou do que proclamava ser “o seu Exército”, para o seu objetivo golpista de desrespeitar o resultado das urnas. E os militares foram firmes nisto, em que pese as manifestações extremistas nas portas dos quartéis e o fato de terem votado majoritariamente nele em 2018. 

Bolsonaro termina melancolicamente o seu mandato cuja marca foi a destruição das instituições do Estado. Por seu descompromisso com o Estado Democrático de Direito, os militares não puderam mais deixar de lembrar-se, embora respeitosamente, daquele tenente que no passado tiveram que expulsar do Exército.

Óbvio, somente fanáticos de extrema-direita ainda o apoiarão. Mas provavelmente ele não conseguirá sair do seu buraco e dificilmente superará a choradeira. Bolsonaro foi um acidente. Acabou, e a direita sabe disso.

Por que é importante tratar disso? Nesses próximos quatro anos passaremos a presenciar um debate político aceso que colocará em contraposição aos que se poderia denominar, respectivamente, de “democratas-radicais” e de “democratas-conservadores”. O importante é que este debate se dará no campo dos democratas, envolvendo todo o espectro de posições políticas, desde a esquerda, passando pelo centro até  a direita.

Na tipificação de democratas que faço acima, estão excluídas as correntes políticas de extrema-esquerda e de extrema-direita, que defendem ditaduras e não têm apreço pelo Estado Democrático de Direito (**).

Qual projeto preponderará? Difícil saber, mas já existe uma tendência: o bolsonarismo e o lulopetismo, já derrotados em 2022, embora de formas diferentes, não serão mais as referências políticas hegemônicas em 2026.

Um Brasil moderno anseia por nascer!

_____