segunda-feira, 13 de setembro de 2021

A manifestação de 12/09 deu nascimento à 3ª Via?

Um balanço preliminar do que vi na manifestação de Brasília convocada originalmente pelo VemPraRua (VPR) e pelo Movimento Brasil Livre (MBL), mas que recebeu adesões da Rede, do Cidadania, do PDT, do PSB, do PCdoB, de movimentos sociais e de certas centrais sindicais pouco conhecidas.


Os seus representantes falaram e foi um ato unitário. O PT não esteve presente, os seus militantes, bem como os seus partidos satélites e as centrais sindicais a ele ligadas.

Foi um ato com dezenas de milhares de participantes? Não. Foi um ato de milhares de participantes, em frente ao Congresso Nacional, na pista lateral. Mas foi um ato expontâneo de moradores do DF, sem caravanas trazidas de fora, como o fez Bolsonaro no dia 7/09 e como costuma fazer o PT apoiado na estrutura sindical sob sua influência.

Poderia ter sido mais massivo? Sim, se o PT não tivesse optado pelo isolamento. Se o PT superar o seu espírito de gueto as manifestações poderão ser mais unitárias no futuro.

Quem ganhou? Uma articulação, que começará a se tornar cada vez mais nítida, e que será canalizada, politicamente, para uma candidatura do campo democrático da 3ª Via. Quem perdeu? O PT, que demonstrou querer tornar as manifestações anti-Bolsonaro apenas reserva de mercado para a candidatura de Lula.

Os democratas de esquerda, direita ou centro começaram a compreender que devem se unir em defesa da democracia, contra o projeto totalitário de Bolsonaro, e pela alternância do poder. E começa a ficar mais nítido, até forçado pelo próprio comportamento do PT, um novo campo de alianças.

Os democratas já estão fartos da polarização, e não querem voltar a cair na armadilha de, ao quererem fugir do PT caírem nos braços de Bolsonaro. E, agora, acenderam o alerta máximo: cair na armadilha de, para fugir de Bolsonaro, caírem nos braços de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário