domingo, 17 de maio de 2020

À sombra da Saúde e da Justiça

Até agora Bolsonaro não nomeou o novo ministro da saúde. O ministério está acéfalo; é como estarmos em uma guerra sem um general comandante.

Não está sendo fácil para Bolsonaro nomear um novo ministro que siga seus dois princípios: (1) adotar o isolamento vertical, com a volta imediata de TODAS as atividades econômicas, deixando confinados apenas os idosos com comorbidades; (2) adotar a hidroxicloroquina (ou a cloroquina) desde as fases iniciais do tratamento.


Por que não está sendo fácil indicar o novo ministro? 1. Porque essas políticas contrariam a ciência e não são aceitas pelas comunidades nacional e internacional de saúde; 2. Porque não encontra qualquer profissional médico respeitável disposto a adotar essas políticas; 3. Porque a esmagadora maioria da população apoia as medidas que vinham sendo adotadas por Mandetta e por Teich; 4. Porque as FFAA não estão dispostas a endossar estas medidas, pois nomear um general para o MS significaria dar esse endosso que não querem dar; 5. Finalmente, porque não une o seu próprio ministério, pois, além de Mandetta e Teich, lembremo-nos que Moro também não apoiava o presidente nisso; e existem, ainda, outros ministros que não apoiam.

O presidente está no mato sem cachorro com sua ação criminosa, irresponsável e voluntarista. Está isolado na comunidade nacional e internacional porque, diante da tragédia do coronavírus, tornou-se, também, um problema sanitário causador de mais mortes. Cria, com isso, uma crise política, podendo transformá-la em crise institucional.

Se não bastasse, agora atua como um fugitivo da polícia, com medo da justiça, da PF e do STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário