quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A esperança desconstruída

Estranho o sentimento que invadiu os brasileiros com a denúncia contra Lula apresentada pela força-tarefa da Lava-Jato!

Por um lado, o reconhecimento de que eles estivessem dizendo, conduzidos pelos fatos e pela mais elementar lógica, o que todo mundo já sabe ser verdade há muito tempo!

Por outro lado, devido ao poder destrutivo que a denúncia tem para o projeto político do PT, se o processo contra Lula prosseguir, como parece que vai, um sentimento de perda coletiva devido ao papel simbólico que Lula teve, nacional e internacionalmente, ao representar esperanças novas para o povo mais simples!

O PT, e os que apoiam Lula, naturalmente, partirão para a mais forte reação que puderem; mas, julgo, perderam a capacidade de mobilizar os sentimentos mais nobres da cidadania em defesa de seu projeto!

Serão derrotados, na verdade, porque fracassaram enquanto projeto histórico!

Não só porque adotaram a "corrupção estratégica"(*), o que levará Lula à condenação pela justiça dos homens, mas porque "desconstruiram" a esperança, e a oportunidade excepcional que se ofereceu, de um projeto necessário de afirmação de uma esquerda democrática latino-americana, pelo qual Allende já dera a própria vida!

_______

(*) No artigo A "santa aliança" contra a Lava-Jato, publicado no Correio Braziliense em 12/01/2016, conceituo "corrupção estratégica” como aquela orientada por um projeto político, e por possuir um comando e planejamento centralizado para atingir os seus objetivos. Ela se diferencia da velha e conhecida "corrupção laissez faire", que não possui comando ou planejamento centralizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário