sexta-feira, 21 de agosto de 2015

As manifestações pró-Dilma de 20/08/15

Impressões sobre as manifestações de rua, de hoje, dia 20/08:
  1. suas principais palavras de ordem tiveram como objetivo defender o mandato de Dilma, e clamar em defesa da democracia e contra o golpe;
  2. o ajuste fiscal e a política econômica do governo foram objeto de severa crítica;
  3. pediu a cabeça de Eduardo Cunha e a sua prisão;
  4. não foi um ato contra a corrupção e não atribuiu crédito à Operação Lava Jato dirigida pelo juiz Sergio Moro;
  5. blindaram o Renan Calheiros, mas foram alvo de críticas o ministro Levy e os políticos do PSDB, particularmente Aécio Neves;
  6. as manifestações, em geral, ocorreram em todas as capitais; embora tendo à frente organizações de massa sindicais, movimentos sociais e partidos, mesmo nas maiores concentrações o número de participantes, foi várias vezes menor do que as do dia 16/08.
Devido à pequena capacidade de mobilização expontânea revelada, sendo apenas de militantes, ficou demonstrada de forma numérica, objetiva, e nas ruas, a perda de apoio do governo entre os seus próprios eleitores, como já revelavam as pesquisas; revelou, também, as suas contradições internas e divisões.

Isso não significa que se tenha fortalecido as chances de impeachment de Dilma, pois outras questões complexas atuam na definição da questão institucional.

Mas, a principal fragilidade evidenciada foi não compreenderem a oportunidade histórica que a Operação Lava Jato, dirigida pelo juiz Sergio Moro, criou para a democracia brasileira, de acabar com a impunidade aos crimes de colarinho branco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário