Páginas

sábado, 21 de agosto de 2021

Um PGR contra o MPF e a democracia

Este é o Procurador Geral da República, o PGR.


No seu currículo, o feito de ter desmontado, no Ministerio Público Federal, o MPF, as forças-tarefa da Lava-Jato. Vamos falar a verdade: teve o apoio de todos os ministros antilavajatistas do STF, notadamente Gilmar Mendes, Lewandowiski e Toffoli. E, no Congresso, o apoio de um número significativo de senadores e deputados federais interessados em estancar a “sangria” que poderia transformá-los da condição de investigados em réus.

Mas é um bom “surfista”; sem querer ofender aos praticantes do esporte do qual somos, com orgulho, medalhistas olímpicos de ouro, ele sabe pegar as “ondas” que lhe favoreçam. Agora, o seu esporte é engavetar os processos que coloquem Bolsonaro, o seu clã e os seus adeptos em risco. Com isso, já ganhou a confiança do presidente e a indicação para ser reconduzido ao cargo por mais dois anos. Consta que não apenas terá a sua indicação aprovada pelo Senado, mas o será com um “stand ovation”!

Triste país, triste democracia. Mas não tem sido exatamente este PGR o responsável, com sua caneta, por liquidar com a autonomia e independência do MPF, uma das instituições democráticas mais importantes do Estado brasileiro, contra a resistência indignada da maioria de seus pares?

Sim, tristes dias, pois o capitão avança em seus intentos e ataques à democracia. Agora, com o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes do STF, tenta radicalizar as suas bases contra os poderes Judiciario e Legislativo.

Este é um momento de resistência! Se os senadores, antes de tudo, defendem a Constituição, com a qual se elegeram, que normatiza o Estado Democrático de Direito no qual queremos viver, a primeira coisa a fazer é adiar o exame da recondução desse procurador ao cargo de PGR, pois tornou-se agente do projeto totalitário de Bolsonaro.

Enquanto isso, nós, simples cidadãos, estamos nos preparando para ir às ruas, aos milhões, em resistência, para inunda-las com o verde e amarelo, que são as cores da nossa bandeira e da democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário