Proposta do Blog

Este blog tem como objetivo pensar em saídas para a crise brasileira.

Ele não possui filiação partidária, mas inspira-se na hipótese de que a política possa ser praticada em benefício do bem comum. Espero que se você se sentir identificado com este blog o seja porque queira viver nos marcos de um Estado Democrático de Direito. Sobretudo, porque acredite que a democracia seja um valor fundamental para qualquer sistema social que se pretenda justo; mas, também, porque a nossa, demarcada pela Constituição de 1988, foi um sonho longamente acalentado, e duramente conquistado pelos brasileiros.

Este, também, não é um espaço para acomodados, mas para quem sabe ser necessário criticar sempre a sociedade concreta para que possamos melhorá-la; por isso, espero que você acredite ser possível, deseje, e lute, da sua forma singular e com suas convicções, por um mundo mais justo e pacífico.

Não importa, aqui, a sua filiação partidária, ou a sua coloração político-ideológica. Todas são bem-vindas, pois este é um espaço plural! Mas você somente se sentirá confortável frequentando este blog se não for conivente com a impunidade dos criminosos de colarinho branco. Não existem "bons corruptos"! Nenhuma causa, pessoal, política, ou religiosa, justifica a corrupção. Ela sempre será um assalto ao Brasil, e se colocará como obstáculo para que tenhamos, p.ex., saúde e educação pública de qualidade para todos!

Nunca os brasileiros estiveram tão convencidos de que a corrupção é um dos seus maiores problemas! Por isso, nesta etapa da democracia brasileira torna-se indispensável criar a cultura da intolerância com a impunidade dos crimes de colarinho branco. Existiria algo mais radicalmente democrático e republicano do que isso?

Muitos dirão: isso é utópico! Por isso, mais uma vez, somente se sentirão aqui confortáveis os que queiram romper paradigmas. Certamente, a corrupção não é o nosso único problema; mas, porque ela se transformou, para muitos, no método de conquistar e manter o poder político, ela precisa ser enfrentada, porque os brasileiros merecem um sistema político, partidário e eleitoral em que os eleitos sejam cidadãos responsáveis, respeitáveis, éticos e compromissados com o que é correto e justo!

Este blog se soma a centenas de outros, talvez milhares, com excelentes e complementares projetos de cidadania. No seu conjunto, eles prestam a sua contribuição como mobilizadores de consciências. Julgo, portanto, que a superação da crise será tarefa para milhões de brasileiros-cidadãos que precisarão entrar em ação, dando, cada um, o seu melhor! Inclusive, ganhando as ruas se necessário! Ao ousar criar este blog, para trazer as minhas próprias opiniões e a de outros, e compartilha-las com você, tenho a expectativa de que elas possam, também, contribuir para encontrar novos caminhos!

Essas opiniões, certamente, estarão enviesadas pelo meu olhar sobre a realidade. Elas estão marcadas por minha experiência como militante pela democracia; e como professor de ciência da decisão, baseada em métodos quantitativos, o que fez com que eu me acostumasse a tomar como referência os dados, os fatos, as evidências e as provas. Estou convencido, porém, de que esse olhar tem o seu mérito! E, como quem toma decisões são indivíduos, sejam eles pessoas ou organizações sociais, sempre estarão presentes, também, implícita ou explicitamente, os seus valores fundamentais, que serão o ponto de partida do método que utilizarei.

Concebo este blog como um espaço coletivo para aprender e ensinar! Por isso, zelarei para que ele seja sempre de agradável e respeitosa convivência; mas, também, de diálogo, de tolerância e de defesa do que seja justo e defensável. Com isso, estarei honrando, também, a comunidade acadêmica a que tive o privilégio de pertencer, como professor, durante quarenta anos, a Universidade de Brasília (UnB).

Seja bem-vindo!

Carlos Alberto Torres
18/01/2016


(Blog em construção; desculpem o estorvo pelas frequentes alterações!)
(última edição em 23/12/16)



4 comentários:

  1. Caro Carlos Alberto, parabéns pela iniciativa e obrigado pelo convite a participar deste espaço. Que possam emergir daqui propostas viáveis para auxiliar o País a avançar no fortalecimento e amadurecimento de suas instituições e, por consequência, construir a cidadania que desejamos. Um forte e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hércules, fico agradecido com suas palavras e feliz por verificar que são muitos os que militam nesse projeto de cidadania!

      Excluir