quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Íntegra da carta bomba de Palocci ao PT

No dia 26/09/17, terça-feira, Palocci enviou à Gleisi Hoffmann, Presidente Nacional do PT, uma carta bomba.

Na condição de fundador do PT, o currículo de serviços prestados por Palocci é incontestável: um dos membros mais influentes de sua direção; um dos estrategistas do núcleo mais próximo a Lula no momento em que este foi eleito Presidente da República em 2002; um dos artífices da "Carta ao povo brasileiro", assinada por Lula às vésperas da eleição vitoriosa para acalmar o mercado; primeiro ministro da fazenda de Lula; coordenador da campanha vitoriosa de Dilma à presidente da república em 2010; primeiro ministro da casa civil de Dilma; e, finalmente, até ser preso, o homem de confiança do PT e de Lula para gerir o fundo milionário do partido, mantido com recursos das empreiteiras beneficiadas com contratos superfaturados com as empresas estatais e grandes obras no exterior.


As consequências dos depoimentos de Palocci à justiça já são muito graves para o PT e para Lula, pelas informações, detalhes e provas que apresenta. Mas a sua carta está destinada a falar para um público que o conhece, respeita e sempre o teve na conta de um dos seus mais virtuosos e capazes dirigentes. Por mais que venham a tentar desqualificá-lo, como recurso de auto-proteção e salvação, o PT não conseguirá mais manter-se como força política competitiva em 2018.

Entretanto, é necessário que se diga: não é apenas o PT que está em crise. A crise atinge aos principais partidos: o PT, o PMDB e o PSDB, além de uma nuvem de partidos médios cujas principais lideranças estão denunciadas e processadas. Se já não bastasse, o Presidente Temer enfrenta processo por formação de quadrilha e obstrução da justiça; quanto ao PSDB, o STF no dia de hoje, 27/09/17, determinou o afastamento do seu mandato de senador, por ações criminosas, a Aécio Neves, que é o seu presidente. Vivemos uma crise de todo o sistema político, partidário e eleitoral, em que a conquista e a manutenção do poder político, como foi desnudado pela Lava-Jato, é sustentada pela corrupção e tem como premissa a impunidade dos crimes de colarinho branco.

Por onde se olhe, todos os que desejamos viver em um Estado Democrático de Direito sabemos que é necessário mudar. Por mais que essa crise seja dolorosa para todos nós, é hora de mudar. Sobretudo porque, se não o fizermos agora, aumentará a desesperança e a descrença da qual se alimentam os projetos políticos populistas e autoritários com os olhos no retrovisor da história!

O caminho completo para desbloquear o desenvolvimento de nossa democracia talvez ainda não esteja totalmente claro, mas comecemos dando um golpe de morte na impunidade. E isto é possível!

Comecemos com o que está diante dos nossos olhos, sinalizando para os nossos filhos, e para os jovens, que o Presidente da República do nosso país não pode estar respondendo por crimes! É muito simples, mostremos, nos próximos dias, com o nosso clamor, que a nação deseja que os deputados federais votem pela admissibilidade para que Temer seja julgado no STF!

A íntegra da carta(*):

__________

Nenhum comentário:

Postar um comentário